top of page

 Gastronomia

A Gastronomia em Rio Maior é tipicamente mediterrânica. A influência dos alentejanos, que demandaram Rio Maior em busca de trabalho na agricultura ou nas minas, está bem presente. O azeite, o pão e o vinho são obrigatórios. A broa de milho é utilizada em pratos como as migas ou o mangusto.

 

No que diz respeito às sobremesas, o Pão-de-Ló de Rio Maior, encontra-se no primeiro lugar de todas. Tal como noutras regiões, tudo começou a partir de uma iniciativa particular, neste caso Alice Sequeira, que conseguiu criar uma receita única, utilizando como “armas” a temperatura do forno e de cozedura. Ao mesmo tempo decidiu vender o produto em embalagens especiais, facto que só por si, o diferenciava de pães-de-ló de outras regiões do país. 

Mas há outros doces que merecem referência: os Leões de Rio Maior (género de queijadinhas), os Velhoses (feitos à base de abóbora, farinha de trigo, açúcar escuro, ovos e raspa de limão), os Coscorões, os Bolos de Noivo, os Nógados da Vila da Marmeleira, compostos por mel, ovos, azeite, farinha de trigo e canela, os Bolos Portugueses e o Arroz Doce dos casamentos, o Favo de Mel com Laranja de Alcobertas e as Peras Bêbedas.

bottom of page